A possibilidade de verificar o beneficiário das transferências a crédito — tradicionais ou imediatas — já existia para as transferências nacionais desde 2024, através do serviço de confirmação de beneficiário, e a partir de 5 de outubro de 2025, foi alargada às transferências (em euros) realizadas na área do euro, através do serviço de verificação do beneficiário.
Como funciona este novo serviço de verificação de beneficiário?
O serviço de verificação de beneficiário visa complementar o serviço de confirmação de beneficiário disponibilizado a nível nacional desde maio de 2024. Este serviço de verificação do beneficiário permite aos utilizadores verificarem o destinatário de uma transferência a crédito, tradicional ou imediata, através da verificação da correspondência entre o nome do beneficiário submetido pelo ordenante e os nomes dos titulares da conta de destino, conforme registados no prestador de serviços de pagamento do beneficiário.
Quais os canais do prestador de serviços de pagamento em que posso utilizar esta funcionalidade?
A funcionalidade de verificação do beneficiário está disponível nos canais em que o prestador de serviços de pagamento disponibiliza a iniciação de transferências, a crédito e imediatas, sejam canais remotos (por exemplo, homebanking e aplicação móvel) ou presenciais (por exemplo, balcões).
Tem custos para o utilizador?
Não. Os prestadores de serviço de pagamento não podem cobrar nenhuma comissão adicional aos utilizadores pelo uso do serviço de verificação de beneficiário.
Como funciona?
Quando efetua uma transferência e indica o IBAN pode:
-
- ser-lhe apresentado o nome do primeiro titular da conta de destino para que confirme se corresponde ao destinatário pretendido, através do serviço da confirmação do beneficiário, como acontece na generalidade das transferências nacionais
-
- Caso não seja indicado o nome do primeiro titular da conta de destino, ou caso o nome não corresponda ao pretendido, pode indicar o nome da pessoa ou da empresa a quem quer enviar o dinheiro e é informado se corresponde a algum dos titulares da conta de destino através deste serviço da verificação do beneficiário
Neste segundo caso, os resultados possíveis desta verificação são os seguintes:
-
- Correspondência exata, se o nome indicado corresponder ao nome de um dos titulares da conta de destino
-
- Correspondência aproximada, se o nome indicado for próximo do nome de um dos titulares da conta de destino. Neste caso, é apresentado o nome do titular associado ao IBAN que mais se aproxima do nome indicado
-
- Sem correspondência, se não existir uma correspondência, exata ou aproximada, entre o nome indicado e os nomes dos titulares da conta de destino
-
- Impossibilidade de efetuar a verificação, se a conta de pagamento indicada não existir ou por outros motivos (por exemplo, técnicos)
E se a informação apresentada através da funcionalidade da verificação do beneficiário não corresponder ao esperado?
Quer o nome corresponda ou não ao pretendido, pode sempre decidir fazer ou não fazer a transferência, se o resultado da verificação for negativo e, mesmo assim, decidir avançar com a transferência, corre o risco de estar a enviar dinheiro a um destinatário diferente do pretendido.
O objetivo desta funcionalidade é contribuir para que o utilizador possa evitar transferências indevidamente endereçadas, bem como situações de fraude e de burla.
Mais informações
Para mais informações, visite as seguintes páginas do Banco de Portugal:

