SABER de CONTASSABER de CONTAS
    • Quem Somos
    • Vídeos
    • Opinião
    • Contactos
    Facebook Instagram
    • Quem Somos
    • Vídeos
    • Contactos
    SABER de CONTAS SABER de CONTAS
    • Bancos
      1. Setor Bancário
      2. Cliente Bancário
      3. Contas
      4. Ver Tudo

      Para que serve o Banco Central Europeu?

      20 de Julho, 2022

      Quem regula o setor bancário?

      7 de Fevereiro, 2022

      Quais as funções dos bancos?

      7 de Fevereiro, 2022

      O que podem fazer os bancos perante um cliente em dificuldade financeira?

      7 de Setembro, 2022

      Prevenção da corrupção nas instituições financeiras: uma responsabilidade de todos

      4 de Agosto, 2022

      O que é a Literacia Financeira e como melhorar a sua?

      14 de Junho, 2022

      Como está a sua literacia financeira?

      24 de Maio, 2022

      Pondera abrir conta à distância? Estas informações são para si.

      25 de Janeiro, 2023

      Cuidados a ter quando abre uma conta à distância

      4 de Janeiro, 2023

      Serviços Mínimos Bancários: o que são?

      28 de Julho, 2022

      Os estrangeiros podem abrir contas em Portugal?

      7 de Fevereiro, 2022

      Pondera abrir conta à distância? Estas informações são para si.

      25 de Janeiro, 2023

      Cuidados a ter quando abre uma conta à distância

      4 de Janeiro, 2023

      O que podem fazer os bancos perante um cliente em dificuldade financeira?

      7 de Setembro, 2022

      Prevenção da corrupção nas instituições financeiras: uma responsabilidade de todos

      4 de Agosto, 2022
    • Orçamento Familiar

      Como as taxas de juro afetam o nosso dinheiro?

      21 de Julho, 2022

      Todos os passos para que saiba fazer o IRS

      10 de Maio, 2022

      Como escolher o melhor seguro de saúde

      10 de Maio, 2022

      Quais as vantagens de pedir um empréstimo?

      26 de Abril, 2022

      Ser responsável com o crédito

      7 de Fevereiro, 2022
    • Crédito
      1. Habitação
      2. Consumo
      3. Evitar o sobreendividamento
      4. Ver Tudo

      Taxas de juro: descubra as diferentes modalidades

      9 de Agosto, 2022

      Como as taxas de juro afetam o nosso dinheiro?

      21 de Julho, 2022

      Como renegociar o crédito à habitação?

      28 de Setembro, 2021

      Arrendar ou comprar casa?

      28 de Setembro, 2021

      Vantagens e desvantagens de recorrer ao crédito pessoal

      26 de Abril, 2022

      Tem um cartão de crédito? Veja aqui os cuidados a ter.

      1 de Outubro, 2021

      Crédito pessoal: o que é e como funciona?

      1 de Outubro, 2021

      O que podem fazer os bancos perante um cliente em dificuldade financeira?

      7 de Setembro, 2022

      Dicas para evitar o sobreendividamento

      28 de Setembro, 2021

      Taxa de esforço: já calculou a sua?

      28 de Setembro, 2021

      O que são o PARI e o PERSI?

      28 de Setembro, 2021

      O que podem fazer os bancos perante um cliente em dificuldade financeira?

      7 de Setembro, 2022

      Taxas de juro: descubra as diferentes modalidades

      9 de Agosto, 2022

      Como as taxas de juro afetam o nosso dinheiro?

      21 de Julho, 2022

      Como pedir crédito online?

      3 de Junho, 2022
    • Poupança
      1. Começar a Poupar
      2. Poupar na Idade Adulta
      3. Poupar para a Reforma
      4. Saber Investir
      5. Ver Tudo

      Poupar para estudar

      1 de Outubro, 2021

      Soluções de poupança para os mais jovens

      1 de Outubro, 2021

      Como começar a minha poupança?

      1 de Outubro, 2021

      Dia Mundial da Poupança: 9 perguntas e respostas para o ajudar a poupar

      30 de Outubro, 2022

      Como gerir a minha poupança?

      1 de Outubro, 2021

      Como conseguir poupar?

      1 de Outubro, 2021

      Qual a melhor opção de poupança para mim?

      1 de Outubro, 2021

      Como gerir a poupança na idade da reforma?

      1 de Outubro, 2021

      Soluções de poupança para a reforma

      1 de Outubro, 2021

      Quando devo começar a planear a reforma?

      1 de Outubro, 2021

      O que são obrigações?

      10 de Maio, 2022

      Antes de investir, veja aqui os cuidados a ter

      1 de Outubro, 2021

      As regras de ouro do investidor

      1 de Outubro, 2021

      Produtos financeiros complexos: o que são?

      1 de Outubro, 2021

      Dia Mundial da Poupança: 9 perguntas e respostas para o ajudar a poupar

      30 de Outubro, 2022

      O que são obrigações?

      10 de Maio, 2022

      Como gerir a poupança na idade da reforma?

      1 de Outubro, 2021

      Soluções de poupança para a reforma

      1 de Outubro, 2021
    • Pagamentos
      1. Cartões
      2. Débitos Diretos
      3. Pagamentos Eletrónicos
      4. Ver Tudo

      O que fazer se o meu cartão for clonado?

      26 de Abril, 2022

      O que posso fazer com um cartão de débito?

      28 de Setembro, 2021

      Mesada: em dinheiro ou em cartão?

      28 de Setembro, 2021

      Que cuidados devo ter com o meu cartão?

      28 de Setembro, 2021

      O que são os débitos diretos e como aderir?

      19 de Janeiro, 2023

      Autenticação forte: o que é e para que serve?

      1 de Outubro, 2021

      Pagamentos eletrónicos: o que são e como funcionam?

      1 de Outubro, 2021

      O que são os débitos diretos e como aderir?

      19 de Janeiro, 2023

      O que fazer se o meu cartão for clonado?

      26 de Abril, 2022

      Autenticação forte: o que é e para que serve?

      1 de Outubro, 2021

      Pagamentos eletrónicos: o que são e como funcionam?

      1 de Outubro, 2021
    • Segurança Online
      1. Tipos de Fraude
      2. Cuidados a ter
      3. Compras Online
      4. Ver Tudo

      Ofertas de dinheiro fácil? Não caia em esquemas!

      26 de Abril, 2022

      O que é o “Money Muling”?

      14 de Março, 2022

      Costuma responder a ofertas de emprego nas redes sociais? Veja aqui os cuidados a ter

      7 de Fevereiro, 2022

      Está a viver um romance online? Esteja atento às tentativas de fraude!

      7 de Fevereiro, 2022

      Serviços bancários digitais: siga estes passos para se manter seguro

      19 de Janeiro, 2023

      Cuidados a ter quando abre uma conta à distância

      4 de Janeiro, 2023

      #DontbeaMule: ser mula de dinheiro é crime!

      6 de Dezembro, 2022

      Sabes estar online em segurança?

      24 de Outubro, 2022

      Como fazer pagamentos online em segurança?

      7 de Fevereiro, 2022

      Serviços bancários digitais: siga estes passos para se manter seguro

      19 de Janeiro, 2023

      Cuidados a ter quando abre uma conta à distância

      4 de Janeiro, 2023

      #DontbeaMule: ser mula de dinheiro é crime!

      6 de Dezembro, 2022

      Sabes estar online em segurança?

      24 de Outubro, 2022
    SABER de CONTASSABER de CONTAS
    Início » O que podem fazer os bancos perante um cliente em dificuldade financeira?
    Cliente Bancário

    O que podem fazer os bancos perante um cliente em dificuldade financeira?

    7 de Setembro, 20223 Mins Leitura

    Na sua relação com os clientes bancários, e no âmbito das operações de crédito com estes contratadas, os bancos procuram implementar um conjunto de boas práticas, de modo a assegurar que os clientes em dificuldades financeiras recebem um tratamento e a assistência adequados à prevenção e/ou à regularização de eventuais situações de incumprimento.

    Os bancos deverão ainda cumprir um conjunto de obrigações legais, que se aplicam sempre que se estabelece uma relação contratual com um cliente – em particular um contrato de crédito – bem como um conjunto de princípios e normas especificamente dirigidas à prevenção e gestão do incumprimento.

    Em particular, os bancos têm que acompanhar, de forma permanente e sistemática, a execução dos contratos de crédito, de modo a identificar indícios de degradação da capacidade financeira dos clientes (por exemplo: incumprimento de outros créditos, situações de desemprego ou perda de rendimentos).

    Sempre que são detetados indícios de degradação da capacidade financeira do cliente ou sempre que um cliente entra efetivamente em incumprimento, os bancos têm que seguir os procedimentos previstos na lei, designados por PARI e PERSI.

    Boas práticas na relação com particulares

    Em 2021, a APB e os seus associados divulgaram alguns dos princípios e normas gerais de conduta – “Boas práticas na relação dos bancos com particulares em situação de dificuldade financeira” – seguidos pelos bancos na relação com os clientes, no âmbito das operações de crédito com estes contratadas, que aqui se enunciam de forma resumida:

    • Ter procedimentos e processos em vigor para a deteção de indícios de dificuldade financeira, de forma a identificar os clientes que possam estar em tal situação e assegurar a sua pronta e eficiente gestão.
    • Os clientes identificados como estando em dificuldade financeira devem receber informações claras e precisas sobre os direitos, de fonte contratual e legal, que lhes assistem.
    • Comunicar com o cliente através do canal que este prefere (desde que legal e contratualmente previsto), em particular, possibilitar o contacto através dos canais digitais do banco, assim como, a possibilidade de o cliente identificar alertas de riscos de incumprimento.
    • Obter junto do cliente as informações e documentos adequados, que melhor permitam aferir as suas circunstâncias individuais.
    • De acordo com as informações fornecidas pelo cliente, propor soluções adequadas e acessíveis.
    • Transmitir, com clareza, boa fé e diligência, as propostas de solução que considerem adequadas à situação financeira, objetivos, necessidades e expetativas dos clientes bancários. Sempre que possível, devem oferecer soluções padronizadas de reestruturação.
    • As soluções de reestruturação devem ser adequadas à prevenção ou regularização da situação de incumprimento, equacionando, em função do perfil, do tipo de dificuldade financeira e das características dos clientes, designadamente de risco, a possibilidade/oportunidade de propor uma ou várias das seguintes medidas:
      • concessão de um período de carência de capital
      • extensão da maturidade de amortização do empréstimo
      • diferimento de uma parte do capital para uma prestação final
      • consolidação de todas ou de parte das dívidas bancárias
    • Fornecer aos clientes os contactos e lista das entidades habilitadas a oferecer aconselhamento gratuito e imparcial que integrem a Rede de Apoio ao Consumidor endividado.
    • Em caso de subcontratação, junto de terceiros, de parte das tarefas de gestão e monitorização dos créditos, os bancos deverão avaliar e monitorizar, de forma contínua, se a entidade prestadora do serviço dispõe de capacidade para assegurar o cumprimento do presente conjunto de Boas Práticas.
    Partilhar. Facebook Twitter WhatsApp Correio Eletrónico

    Artigos Relacionados

    Prevenção da corrupção nas instituições financeiras: uma responsabilidade de todos

    4 de Agosto, 2022

    O que é a Literacia Financeira e como melhorar a sua?

    14 de Junho, 2022

    Como está a sua literacia financeira?

    24 de Maio, 2022

    Cuidados a ter quando contacta o seu banco

    26 de Abril, 2022
    OS MAIS LIDOS
    Contas

    Pondera abrir conta à distância? Estas informações são para si.

    25 de Janeiro, 2023

    Se está a pensar abrir uma conta de depósito à ordem online, informe-se junto do…

    O que são os débitos diretos e como aderir?

    19 de Janeiro, 2023

    Serviços bancários digitais: siga estes passos para se manter seguro

    19 de Janeiro, 2023
    Advertisement
    Demo
    SABER de CONTAS
    Facebook Instagram
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Condições de Utilização
    • Política de cookies
    © 2023 Associação Portuguesa de Bancos

    Escreva acima e pressione no Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.