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    O que fazer se o meu cartão for clonado?

    26 de Abril, 20223 Mins Leitura

    O roubo de dados ou clonagem de cartões bancários são um tipo de fraude frequente a que devemos estar particularmente atentos.

    A clonagem envolve alguns conhecimentos tecnológicos e muitas vezes a vitima nem se apercebe do sucedido. Os criminosos colocam um dispositivo nas caixas multibanco ou nos terminais de pagamento e as informações são copiadas quando o cliente insere o cartão. Ou seja, existe a probabilidade de ficarem com acesso ao seu código pin e número de cartão.

    Já o roubo de dados de cartões pode acontecer online mas também numa utilização recorrente, como um pagamento num restaurante, bar ou qualquer outro estabelecimento onde entregue o seu cartão. Neste esquema de fraude, os criminosos procuram obter o código de segurança do seu cartão (CVV) que se encontra no verso. Com os dados do talão de multibanco e o código CVV, os autores da fraude podem, por exemplo, fazer compras online utilizando o seu cartão.

    Os bancos estão atentos a estas ações mas é importante que tenha também cuidado sempre que utiliza o multibanco. Se algo não estiver bem ao introduzir o cartão, procure outro terminal para fazer a operação que pretende.

    Uma outra forma de clonagem de cartões é a possibilidade de o cartão ficar retido na máquina Multibanco. Nesse caso, se for um equipamento num banco, deve contactar de imediato o seu banco e cancelar toda a atividade do cartão.

    “Não dê oportunidade ao azar”

    É exatamente esta atitude defensiva que se deve ter. Deixamos aqui algumas dicas básicas para um comportamento defensivo e de alerta:

    • Memorizar o pin do cartão e não partilhar com ninguém;
    • Cuidado onde guarda o cartão;
    • Esteja atento aos locais onde faz pagamentos ou levanta dinheiro;
    • Desconfie quando lhe pedem para passar mais do que uma vez o cartão no terminal de pagamento;
    • Altere com regularidade as suas passwords;
    • Atualize os antivírus do seu computador;
    • Não aceda ao banco através de links. Escreva sempre o nome no motor de pesquisa do seu computador;
    • Não abra links de mensagens enviadas por SPAM, é provável que sejam comprometidas;
    • Verifique regularmente a sua conta, para analisar possíveis transferências irregulares.

    Caso seja alvo de burla ou fraude

    Contacte o seu Banco. Fale com os responsáveis para efetuar diligências como, por exemplo, cancelar o seu cartão ou ajudar a perceber o que está errado.

    Se for vítima de uma burla também terá de fazer uma participação junto das autoridades, ou seja, na polícia. Só assim é possível dar seguimento ao seu processo.

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