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    Como proteger-se contra as tentativas de fraude online?

    7 de Fevereiro, 20223 Mins Leitura

    Os ataques informáticos baseiam-se em táticas cada vez mais sofisticadas e difíceis de detetar. Desde fingir ser o CEO de uma empresa até tentar atraí-lo para um romance, os cibercriminosos fazem o que for preciso para aceder aos seus dados pessoais ou ficar com o seu dinheiro. 

    Fique a conhecer neste artigo alguns dos cuidados que deve ter para uma utilização segura dos canais digitais, evitando ser vítima de fraude.

    • Nunca abra e-mails de fonte desconhecida, nem carregue em imagens ou links neles contidos. Em caso de dúvida sobre a autenticidade de uma mensagem, é preferível apagá-la a correr o risco de ver o seu computador ou telemóvel infetado com um vírus informático.
    • Se o e-mail suspeito parece ter sido enviado pelo seu banco, contacte de imediato o banco e comunique o sucedido. Os bancos alertam permanentemente os seus clientes para as tentativas de utilização fraudulenta da sua imagem e site, com o intuito de obter dados bancários.
    • Nunca forneça dados solicitados em páginas suspeitas. Os bancos nunca enviarão e-mails ou SMS a pedir códigos de acesso, especialmente de confirmação, dados pessoais ou dados da conta bancária. Se isso acontecer, estará perante uma tentativa de ataque informático e poderá perder o seu dinheiro se fornecer essa informação.
    • Não responda a emails ou SMS a solicitar os seus dados. Muitas vezes circulam e-mails ou SMS a solicitar informações privadas ou confidenciais, seja através de resposta ao próprio e-mail/SMS, seja através de pedidos para clicar em links ou fazer download de ficheiros anexos. Não responda!
    • Não forneça o seu número de telemóvel fora do ambiente seguro do site do seu banco ou de outras entidades idóneas. Em caso de dúvida sobre a autenticidade das páginas, não forneça os dados!
    • Não faça downloads de ficheiros contidos em e-mails suspeitos. Esta ação pode permitir instalar um vírus (código malicioso) que poderá comprometer a informação que esteja guardada no computador e/ou criar “portas de entrada” para outro tipo de programas que procuram e “roubam” dados pessoais, passwords e dados bancários.
    • Desconfie de contactos que dizem que o seu equipamento está em risco. Também é frequente a circulação de mensagens que propõem alegadas soluções de segurança, indicando que o seu computador está em risco e que, para corrigir a situação, deverá fornecer dados, carregar em algum link que seja disponibilizado ou instalar determinada aplicação. Estas mensagens são tipicamente ataques informáticos perigosos. Não deverá abri-las, nem clicar nos links ou imagens que surjam. Marque estas mensagens como spam ou junk mail e garanta que são apagadas do seu equipamento.
    • Desconfie, sempre que notar alterações no aspeto do site do seu banco ou do serviço de homebanking, assim como a existência de erros ortográficos e gramaticais. Normalmente, significa que o site que está a consultar não é o verdadeiro.
    • Confirme se o website que está a consultar é seguro, através da referência ‘https://’ no endereço eletrónico, acompanhada de um certificado digital de validação e do símbolo de cadeado.
    • Tenha um programa antivírus instalado e atualizado com frequência e de eficácia comprovada.
    • Garanta que o seu computador é periodicamente analisado para verificar a eventual existência de vírus e “malware”, sendo efetuada a limpeza automática e total de qualquer problema detetado.
    • Garanta que são feitas com regularidade todas as atualizações de segurança dos programas de acesso à Internet (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, etc.) do seu sistema operativo (Microsoft Windows, IOS, Android, etc.).
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