SABER de CONTASSABER de CONTAS
    • Quem Somos
    • Vídeos
    • Opinião
    • Contactos
    Facebook Instagram
    • Quem Somos
    • Vídeos
    • Contactos
    SABER de CONTAS SABER de CONTAS
    • Bancos
      1. Setor Bancário
      2. Cliente Bancário
      3. Sustentabilidade
      4. Ver Tudo

      Reserva contracíclica: o que é e para que serve?

      19 de Março, 2025

      Lucros: o que são e para que servem

      27 de Junho, 2023

      Prevenção da corrupção nas instituições financeiras: uma responsabilidade de todos

      4 de Agosto, 2022

      Para que serve o Banco Central Europeu?

      20 de Julho, 2022

      Faleceu um familiar: como aceder aos saldos e valores da sua conta bancária?

      23 de Abril, 2025

      Dívidas e juros compostos: como escapar de um círculo vicioso

      9 de Abril, 2025

      Como aproveitar os juros compostos nos seus investimentos?

      2 de Abril, 2025

      Juros simples vs. juros compostos: qual a diferença e como impactam o seu dinheiro?

      26 de Março, 2025

      Sustentabilidade: aprenda a definir as suas preferências

      3 de Maio, 2024

      Como investir de forma sustentável?

      19 de Abril, 2024

      O que são investimentos sustentáveis?

      5 de Abril, 2024

      O papel dos bancos na sustentabilidade

      3 de Novembro, 2023

      Cash advance: como funciona e quando pode ser uma solução útil na gestão do orçamento pessoal

      21 de Maio, 2025

      Faleceu um familiar: como aceder aos saldos e valores da sua conta bancária?

      23 de Abril, 2025

      Dívidas e juros compostos: como escapar de um círculo vicioso

      9 de Abril, 2025

      Como aproveitar os juros compostos nos seus investimentos?

      2 de Abril, 2025
    • Orçamento Familiar

      PPR e IRS: Declarar ou não declarar no IRS?

      30 de Abril, 2025

      Mais-Valias Mobiliárias: Como Funcionam e Quando Optar pelo Englobamento

      22 de Novembro, 2024

      5 Perguntas e Respostas sobre Seguros

      27 de Agosto, 2024

      IRS Jovem: Como aceder?

      22 de Março, 2024

      A inflação e os impactos na sua carteira

      2 de Agosto, 2023
    • Crédito
      1. Habitação
      2. Consumo
      3. Evitar o sobreendividamento
      4. Ver Tudo

      A atualização do capital do Seguro de Vida no Crédito à Habitação

      3 de Setembro, 2024

      O Crédito à Habitação e os Seguros

      29 de Agosto, 2024

      Fixação da prestação do crédito à habitação: esclareça as suas dúvidas

      6 de Novembro, 2023

      Crédito à habitação: O que são o spread, a TAN, TAEG e MTIC?

      22 de Março, 2023

      Vantagens e desvantagens de recorrer ao crédito pessoal

      26 de Abril, 2022

      Tem um cartão de crédito? Veja aqui os cuidados a ter.

      1 de Outubro, 2021

      Crédito pessoal: o que é e como funciona?

      1 de Outubro, 2021

      Penhoras bancárias: o que são e como funcionam?

      16 de Agosto, 2023

      O que podem fazer os bancos perante um cliente em dificuldade financeira?

      7 de Setembro, 2022

      Dicas para evitar o sobreendividamento

      28 de Setembro, 2021

      Taxa de esforço: já calculou a sua?

      28 de Setembro, 2021

      O que são as taxas Euribor e que efeitos têm?

      25 de Junho, 2025

      A atualização do capital do Seguro de Vida no Crédito à Habitação

      3 de Setembro, 2024

      O Crédito à Habitação e os Seguros

      29 de Agosto, 2024

      Precisa de um crédito para estudar? Eis o que deve saber

      22 de Agosto, 2024
    • Poupança
      1. Começar a Poupar
      2. Poupar na Idade Adulta
      3. Poupar para a Reforma
      4. Saber Investir
      5. Ver Tudo

      Dia da Criança: 5 passos para iniciar os seus filhos na poupança e investimento 

      30 de Maio, 2023

      Poupar para estudar

      1 de Outubro, 2021

      Soluções de poupança para os mais jovens

      1 de Outubro, 2021

      Como começar a minha poupança?

      1 de Outubro, 2021

      Como calcular os juros da minha poupança?

      20 de Dezembro, 2023

      Dia Mundial da Poupança: 9 perguntas e respostas para o ajudar a poupar

      30 de Outubro, 2022

      Como gerir a minha poupança?

      1 de Outubro, 2021

      Como conseguir poupar?

      1 de Outubro, 2021

      O que é um PPR?

      19 de Dezembro, 2024

      Como gerir a poupança na idade da reforma?

      1 de Outubro, 2021

      Soluções de poupança para a reforma

      1 de Outubro, 2021

      Quando devo começar a planear a reforma?

      1 de Outubro, 2021

      ETF: o que são e como funcionam?

      9 de Setembro, 2024

      Diversificar investimentos: as 5 vantagens dos fundos de investimento

      30 de Julho, 2024

      Sabia que o seu banco tem aconselhamento financeiro para si?

      30 de Julho, 2024

      Fundos de investimento: o que são?

      16 de Julho, 2024

      O que é um PPR?

      19 de Dezembro, 2024

      Poupança em tempos de inflação: Estratégias para proteger o seu dinheiro

      4 de Novembro, 2024

      Poupança de Emergência: Porque é crucial e como criá-la

      30 de Outubro, 2024

      ETF: o que são e como funcionam?

      9 de Setembro, 2024
    • Pagamentos
      1. Contas
      2. Cartões
      3. Pagamentos Eletrónicos
      4. Ver Tudo

      Contas bancárias: porque é importante atualizar os dados junto do seu banco?

      15 de Fevereiro, 2024

      Penhoras bancárias: o que são e como funcionam?

      16 de Agosto, 2023

      Chave Móvel Digital: saiba como aderir e utilizar

      4 de Julho, 2023

      Tem contas em bancos estrangeiros? Saiba se tem que declará-las no IRS

      16 de Junho, 2023

      Cartão virtual: o cartão que dispensa o cartão?

      11 de Junho, 2025

      Cashback: uma funcionalidade interessante para otimizar o orçamento pessoal

      14 de Maio, 2025

      Cashback e cash advance: o que são e quais as diferenças?

      7 de Maio, 2025

      Andar de transportes só com o cartão do banco? Já é possível!

      30 de Agosto, 2023

      Tem débitos diretos? Saiba os cuidados a ter

      18 de Junho, 2025

      Já ouviu falar da nova forma de fazer as suas transferências? Chegou o SPIN

      23 de Julho, 2024

      O que é a Confirmação do beneficiário / devedor?

      21 de Junho, 2024

      Pagamentos às Finanças: o que mudou com a Lei do orçamento de Estado 2024?

      19 de Junho, 2024

      Tem débitos diretos? Saiba os cuidados a ter

      18 de Junho, 2025

      Cartão virtual: o cartão que dispensa o cartão?

      11 de Junho, 2025

      Cashback: uma funcionalidade interessante para otimizar o orçamento pessoal

      14 de Maio, 2025

      Cashback e cash advance: o que são e quais as diferenças?

      7 de Maio, 2025
    • Segurança Online
      1. Tipos de Fraude
      2. Cuidados a ter
      3. Compras Online
      4. Ver Tudo

      Já ouviu falar de Burlas de Investimento?

      18 de Outubro, 2024

      Já ouviu falar de “Spoofing”? Conheça o tipo de fraude que engana mesmo os mais atentos.

      19 de Junho, 2024

      Fraude Financeira Digital: Também caías nesta?

      12 de Abril, 2023

      Que tipos de fraudes podem existir quando está online?

      11 de Julho, 2022

      Por que é tão importante ter palavras-passe seguras?

      4 de Junho, 2025

      A sua conta bancária está protegida? Saiba como evitar fraudes!

      28 de Maio, 2025

      Os riscos dos “finfluencers”: quando o conselho financeiro vem das redes sociais

      16 de Abril, 2025

      “Money Mule”: Quais os sinais de alerta?

      1 de Dezembro, 2023

      Black Friday: 6 cuidados que deve ter

      15 de Novembro, 2023

      Compre online em segurança

      1 de Fevereiro, 2023

      Como fazer pagamentos online em segurança?

      7 de Fevereiro, 2022

      Por que é tão importante ter palavras-passe seguras?

      4 de Junho, 2025

      A sua conta bancária está protegida? Saiba como evitar fraudes!

      28 de Maio, 2025

      Os riscos dos “finfluencers”: quando o conselho financeiro vem das redes sociais

      16 de Abril, 2025

      Já ouviu falar de Burlas de Investimento?

      18 de Outubro, 2024
    SABER de CONTASSABER de CONTAS
    Início » Cuidados a ter quando abre uma conta à distância
    Contas

    Cuidados a ter quando abre uma conta à distância

    4 de Janeiro, 20235 Mins Leitura

    Na generalidade dos bancos a operar em Portugal, já é possível abrir uma conta bancária através do site ou app da instituição financeira. Se pretende abrir uma conta à distância, informe-se junto do banco se disponibiliza esta opção e quais as condições exigidas para o efeito. 

    Qualquer que seja o canal utilizado para abrir conta, presencial ou à distância, o banco deve disponibilizar informação clara e completa e esclarecer todas as suas dúvidas. 

    Veja de seguida algumas das recomendações do Banco de Portugal sobre os cuidados a ter na abertura de uma conta online.

    Antes de abrir uma conta

    1. Certifique-se de que o banco no qual pretende abrir conta está registado no Banco de Portugal.

    • Garanta que o banco está registado no Banco de Portugal e que está autorizado a receber depósitos. Nunca faça depósitos junto de entidades não autorizadas.

    2. Informe-se junto do banco se é possível abrir conta através de canais digitais. 

    • Nem todos os bancos permitem a abertura de conta através de canais digitais. Em alguns casos, o processo pode ser iniciado através do site ou da app do banco, com o preenchimento de dados pessoais, mas poderá ter de se dirigir presencialmente à instituição para comprovar algum elemento de identificação. 

    3. Verifique a segurança do site ou da app do banco.

    • Confirme que o endereço a que pretende aceder se inicia com “https://” e se aparece um cadeado no final do endereço ou na barra inferior da janela. Se tal não acontecer, a página não é segura.
    • Instale apenas aplicações obtidas em lojas de aplicações oficiais.
    • Adote os procedimentos de segurança habituais para proteger o seu computador, tabletou telemóvel:
      • Mantenha atualizados os programas de antivírus e anti-spyware;
      • Não clique em linksnem faça downloads de fontes desconhecidas;
      • Não utilize redes wi-fipúblicas ou desconhecidas;
      • Não utilize equipamentos públicos para realizar pagamentos ou outras operações bancárias.
        Não introduza os seus dados (nome, número de telemóvel, e-mail, número de cartão de cidadão, números de conta bancária ou números de cartões de crédito) em sitesque não conheça ou de cuja autenticidade desconfie.

    4. Analise a informação disponibilizada antes da abertura da conta.

    Depois de ter acedido ao site ou app do banco e de ter preenchido os seus dados, o banco deve fornecer-lhe um conjunto de informação sobre a conta que pretende abrir:

    • Ficha de informação normalizada (FIN) — documento com as caraterísticas da conta;
    • Documento de informação sobre comissões — documento com informação sobre as comissões associadas aos serviços de pagamento mais representativos;
    • Formulário de informação ao depositante (FID) — documento com informação sobre o sistema de garantia de depósitos;
    • Condições gerais da conta.

    Analise com cuidado toda a informação prestada e compare-a com outras alternativas no mercado, em particular:

    • Encargos associados à conta, por exemplo, as comissões de manutenção;
    • Encargos associados à realização de operações de pagamento a partir dessa conta, por exemplo, encargos com cartões ou transferências.

    No momento de abrir conta

    1. Verifique quais os procedimentos a adotar para abrir a conta através de canais digitais. 

    Na plataforma de apoio à abertura de conta, no site ou na app do banco, deverão ser indicados os passos a seguir para abrir conta à distância.

    Em regra, terá de:

    • Ler os documentos com as caraterísticas da conta;
    • Preencher um conjunto de dados pessoais;
    • Comprovar os seus elementos identificativos. 

    2. Disponibilize ao banco os seus elementos identificativos e respetivos comprovativos.

    Para abrir conta são solicitados, nomeadamente, os seguintes elementos identificativos:

    • Nome completo, data de nascimento, tipo, número, data de validade e entidade emitente do documento de identificação;
    • Número de identificação fiscal;
    • Profissão e entidade patronal, quando existam;
    • Endereço completo da residência permanente.

    A comprovação dos elementos identificativos do cliente pode ser feita, nomeadamente, através do recurso à Chave Móvel Digital, da utilização eletrónica do cartão de cidadão ou do recurso à videoconferência. 

    Quando utiliza a videoconferência, tenha em atenção que:

    • A videoconferência tem de ser gravada pelo banco e realizada em tempo real e sem pausas, com indicação da respetiva data e hora, e com som e imagem de qualidade;
    • Durante a videoconferência, ser-lhe-á solicitado que mostre a frente e o verso do seu documento de identificação, para que o banco possa captar a imagem dos elementos de identificação, incluindo fotografia e assinatura;
    • Durante a videoconferência, ser-lhe-á pedido que insira o “código único descartável” (OTP — one-time password) na plataforma de apoio à abertura de conta. O código é remetido pelo seu banco para o contacto que indicou (telemóvel ou e-mail). 
    • Poderão ainda ser-lhe solicitados outros documentos comprovativos, nomeadamente comprovativo de morada (por exemplo, uma fatura de água ou luz) e comprovativo da sua situação profissional (por exemplo, um recibo de vencimento). 

    3. Guarde cópia do contrato de abertura de conta. 

    • Guarde a cópia do contrato de abertura de conta. O banco é obrigado a facultar-lhe esta cópia em suporte duradouro. 

    Após a abertura de conta

    1. Mantenha sempre atualizados os seus dados junto do banco. 

    • Deve comunicar ao banco quaisquer alterações verificadas nos elementos de identificação e nos dados de contacto que disponibilizou no momento de abertura de conta, como, por exemplo, a morada, o contacto telefónico ou o e-mail.

    2. Utilize a conta de forma responsável. 

    • Mantenha saldo suficiente na sua conta para os movimentos que realiza.
    • Quando o banco permite que utilize fundos além do saldo da conta, lembre-se que se trata de um crédito e que terá de reembolsar esse valor, acrescido de juros e eventuais comissões.

    3. Pode encerrar a conta sem custos. 

    • O encerramento da sua conta não tem encargos associados mas pode ser-lhe exigido um prazo de pré-aviso, nunca superior a um mês. Isso significa que, depois de notificar o banco de que pretende encerrar a conta, este dispõe, no máximo, de um mês para o fazer.
    • Poderá confirmar o encerramento da sua conta, através da consulta à sua Base de Dados de Contas Bancárias, disponível onlineatravés do site do Banco de Portugal, ou, presencialmente, nos respetivos postos de atendimento ao público

    Nota: este conteúdo foi disponibilizado pelo Banco de Portugal no âmbito da campanha #ficaadica

    Partilhar. Facebook Twitter WhatsApp Correio Eletrónico

    Artigos Relacionados

    Por que é tão importante ter palavras-passe seguras?

    4 de Junho, 2025

    A sua conta bancária está protegida? Saiba como evitar fraudes!

    28 de Maio, 2025

    Os riscos dos “finfluencers”: quando o conselho financeiro vem das redes sociais

    16 de Abril, 2025

    Contas bancárias: porque é importante atualizar os dados junto do seu banco?

    15 de Fevereiro, 2024
    OS MAIS LIDOS
    Crédito

    O que são as taxas Euribor e que efeitos têm?

    25 de Junho, 2025

    A palavra “Euribor” tornou-se comum nas conversas de quem tem crédito à habitação, embora nem…

    Tem débitos diretos? Saiba os cuidados a ter

    18 de Junho, 2025

    Cartão virtual: o cartão que dispensa o cartão?

    11 de Junho, 2025
    Advertisement
    Demo
    SABER de CONTAS
    Facebook Instagram
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Condições de Utilização
    • Política de cookies
    © 2025 Associação Portuguesa de Bancos

    Escreva acima e pressione no Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.