O cash advance é um serviço que, através da utilização do cartão de crédito, permite ao seu titular obter numerário ou transferir um determinado montante para a sua conta à ordem.
Embora deva ser utilizado com critério, o cash advance pode ser uma solução prática e rápida em situações específicas, como uma emergência fora de casa ou no estrangeiro, uma situação em que não é possível pagar com cartão e só é aceite numerário ou em circunstâncias imprevistas em que o acesso imediato a liquidez é essencial.
O mais importante é conhecer bem o seu funcionamento, os custos associados e em que circunstâncias pode fazer sentido recorrer a esta solução.
Por ser uma operação de crédito imediato, o cash advance implica custos adicionais para o consumidor, como encargos com juros, que começam a contar logo no momento do levantamento, e pagamento de comissões específicas, os quais estão devidamente identificados nas condições do cartão e devem ser consultados antes de avançar com a operação.
Para uma utilização responsável do cash advance, é aconselhável levantar apenas o valor estritamente necessário e reembolsar o montante em dívida logo que possível.
O cash advance é uma funcionalidade que acrescenta flexibilidade à utilização do cartão de crédito, permitindo dar resposta a situações inesperadas, mas que deve ser utilizada apenas em condições excecionais.