Tal como já acontece quando acede online à sua conta bancária, seja através do site ou app do seu banco, sempre que efetuar uma compra online com cartão ser-lhe-á solicitada também a autenticação forte por parte do seu banco ou prestador de serviço de pagamento.
O que é a autenticação forte?
Por se considerar que as operações de pagamento à distância implicam um maior risco de fraude do que as operações presenciais, os bancos ou prestadores de serviço de pagamento têm de garantir que, neste tipo de operações, a autenticação do cliente inclui um elemento adicional de segurança que associe de forma dinâmica a operação em causa ao montante e beneficiário especifico que a está a efetuar. Este requisito é muitas vezes cumprido através do envio de uma mensagem para o telemóvel do utilizador, com um código criado especificamente para uma determinada operação de pagamento.
Ao realizar a autenticação forte, os bancos/prestadores de serviços de pagamento solicitam ao cliente dois ou mais elementos pertencentes às categorias de “conhecimento” (por exemplo, uma palavra-passe), de “posse” (por exemplo, um código enviado por SMS para o telemóvel, provando, desta forma, a posse do dispositivo), e de “inerência” (uma característica que identifique o utilizador, como a impressão digital).

Desde que esta nova medida de segurança entrou em vigor, deixou de ser possível fazer o pagamento de compras online, utilizando apenas os dados do cartão. Se ainda não utiliza a autenticação forte, informe-se junto do seu banco para começar a fazer pagamentos online ainda mais seguros.