Com o crescente recurso aos pagamentos eletrónicos, as transferências imediatas estão a ganhar destaque como uma solução prática, rápida e segura para enviar dinheiro e realizar pagamentos em segundos. Saiba o que são, como funcionam e quais as vantagens.
O que são transferências imediatas?
As transferências imediatas são uma forma de transferência bancária eletrónica que permite movimentar fundos entre contas bancárias de forma imediata – tipicamente até 10 segundos -, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
As transferências imediatas estão sujeitas às regras harmonizadas de pagamentos da área SEPA (Single European Payments Area ou Área Única de Pagamentos em Euros) e a sua disponibilização pelos bancos aos clientes bancários é assegurada por normas europeias.
Como funcionam?
O processo é semelhante a uma transferência bancária tradicional, podendo o utilizador dos serviços de pagamento iniciar uma transferência imediata através dos canais habitualmente disponibilizados pelo seu banco, nomeadamente uma aplicação móvel ou o serviço de homebanking, escolhendo a opção pela transferência imediata, sendo o montante transferido imediatamente para a conta do beneficiário, pelo que este terá logo esse valor disponível na sua conta, mesmo que os bancos de origem e de destino sejam diferentes.
Em que se diferenciam as transferências imediatas das transferências tradicionais?
As transferências imediatas distinguem-se das transferências tradicionais fundamentalmente pelo tempo necessário para a sua conclusão, já que nas transferências bancárias convencionais os fundos transferidos podem demorar alguns dias a chegar à conta de destino e as transferências imediatas são concluídas em segundos, independentemente do dia ou da hora da sua iniciação ou de se tratarem, ou não, de bancos diferentes de origem e de destino.
As transferências imediatas mostram-se, assim, particularmente interessantes para os casos em que o utilizador dos serviços de pagamento valorize o imediatismo na concretização do pagamento em causa.
Siga sempre os conselhos de segurança para a realização de pagamentos que lhe são transmitidos pelo seu banco.
Quais são as vantagens das transferências imediatas?
As transferências imediatas destacam-se pela rapidez, com fundos disponíveis em segundos; pela disponibilidade, pois podem ser feitas a qualquer hora, incluindo fins de semana e feriados; e pela sua segurança, uma vez que obedecem a padrões europeus. Acresce ainda a conveniência: o processo é simples, podendo ser feito através do telemóvel ou do computador do utilizador, sendo particularmente úteis em situações urgentes como partilhas de despesas, emergências ou pagamentos de última hora.
Quais os custos?
Os custos das transferências imediatas variam de banco para banco e algumas contas com comissões mensais podem incluir transferências imediatas.
É importante consultar o preçário do seu banco.