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    Cuidados a ter quando abre uma conta à distância

    4 de Janeiro, 20235 Mins Leitura

    Na generalidade dos bancos a operar em Portugal, já é possível abrir uma conta bancária através do site ou app da instituição financeira. Se pretende abrir uma conta à distância, informe-se junto do banco se disponibiliza esta opção e quais as condições exigidas para o efeito. 

    Qualquer que seja o canal utilizado para abrir conta, presencial ou à distância, o banco deve disponibilizar informação clara e completa e esclarecer todas as suas dúvidas. 

    Veja de seguida algumas das recomendações do Banco de Portugal sobre os cuidados a ter na abertura de uma conta online.

    Antes de abrir uma conta

    1. Certifique-se de que o banco no qual pretende abrir conta está registado no Banco de Portugal.

    • Garanta que o banco está registado no Banco de Portugal e que está autorizado a receber depósitos. Nunca faça depósitos junto de entidades não autorizadas.

    2. Informe-se junto do banco se é possível abrir conta através de canais digitais. 

    • Nem todos os bancos permitem a abertura de conta através de canais digitais. Em alguns casos, o processo pode ser iniciado através do site ou da app do banco, com o preenchimento de dados pessoais, mas poderá ter de se dirigir presencialmente à instituição para comprovar algum elemento de identificação. 

    3. Verifique a segurança do site ou da app do banco.

    • Confirme que o endereço a que pretende aceder se inicia com “https://” e se aparece um cadeado no final do endereço ou na barra inferior da janela. Se tal não acontecer, a página não é segura.
    • Instale apenas aplicações obtidas em lojas de aplicações oficiais.
    • Adote os procedimentos de segurança habituais para proteger o seu computador, tabletou telemóvel:
      • Mantenha atualizados os programas de antivírus e anti-spyware;
      • Não clique em linksnem faça downloads de fontes desconhecidas;
      • Não utilize redes wi-fipúblicas ou desconhecidas;
      • Não utilize equipamentos públicos para realizar pagamentos ou outras operações bancárias.
        Não introduza os seus dados (nome, número de telemóvel, e-mail, número de cartão de cidadão, números de conta bancária ou números de cartões de crédito) em sitesque não conheça ou de cuja autenticidade desconfie.

    4. Analise a informação disponibilizada antes da abertura da conta.

    Depois de ter acedido ao site ou app do banco e de ter preenchido os seus dados, o banco deve fornecer-lhe um conjunto de informação sobre a conta que pretende abrir:

    • Ficha de informação normalizada (FIN) — documento com as caraterísticas da conta;
    • Documento de informação sobre comissões — documento com informação sobre as comissões associadas aos serviços de pagamento mais representativos;
    • Formulário de informação ao depositante (FID) — documento com informação sobre o sistema de garantia de depósitos;
    • Condições gerais da conta.

    Analise com cuidado toda a informação prestada e compare-a com outras alternativas no mercado, em particular:

    • Encargos associados à conta, por exemplo, as comissões de manutenção;
    • Encargos associados à realização de operações de pagamento a partir dessa conta, por exemplo, encargos com cartões ou transferências.

    No momento de abrir conta

    1. Verifique quais os procedimentos a adotar para abrir a conta através de canais digitais. 

    Na plataforma de apoio à abertura de conta, no site ou na app do banco, deverão ser indicados os passos a seguir para abrir conta à distância.

    Em regra, terá de:

    • Ler os documentos com as caraterísticas da conta;
    • Preencher um conjunto de dados pessoais;
    • Comprovar os seus elementos identificativos. 

    2. Disponibilize ao banco os seus elementos identificativos e respetivos comprovativos.

    Para abrir conta são solicitados, nomeadamente, os seguintes elementos identificativos:

    • Nome completo, data de nascimento, tipo, número, data de validade e entidade emitente do documento de identificação;
    • Número de identificação fiscal;
    • Profissão e entidade patronal, quando existam;
    • Endereço completo da residência permanente.

    A comprovação dos elementos identificativos do cliente pode ser feita, nomeadamente, através do recurso à Chave Móvel Digital, da utilização eletrónica do cartão de cidadão ou do recurso à videoconferência. 

    Quando utiliza a videoconferência, tenha em atenção que:

    • A videoconferência tem de ser gravada pelo banco e realizada em tempo real e sem pausas, com indicação da respetiva data e hora, e com som e imagem de qualidade;
    • Durante a videoconferência, ser-lhe-á solicitado que mostre a frente e o verso do seu documento de identificação, para que o banco possa captar a imagem dos elementos de identificação, incluindo fotografia e assinatura;
    • Durante a videoconferência, ser-lhe-á pedido que insira o “código único descartável” (OTP — one-time password) na plataforma de apoio à abertura de conta. O código é remetido pelo seu banco para o contacto que indicou (telemóvel ou e-mail). 
    • Poderão ainda ser-lhe solicitados outros documentos comprovativos, nomeadamente comprovativo de morada (por exemplo, uma fatura de água ou luz) e comprovativo da sua situação profissional (por exemplo, um recibo de vencimento). 

    3. Guarde cópia do contrato de abertura de conta. 

    • Guarde a cópia do contrato de abertura de conta. O banco é obrigado a facultar-lhe esta cópia em suporte duradouro. 

    Após a abertura de conta

    1. Mantenha sempre atualizados os seus dados junto do banco. 

    • Deve comunicar ao banco quaisquer alterações verificadas nos elementos de identificação e nos dados de contacto que disponibilizou no momento de abertura de conta, como, por exemplo, a morada, o contacto telefónico ou o e-mail.

    2. Utilize a conta de forma responsável. 

    • Mantenha saldo suficiente na sua conta para os movimentos que realiza.
    • Quando o banco permite que utilize fundos além do saldo da conta, lembre-se que se trata de um crédito e que terá de reembolsar esse valor, acrescido de juros e eventuais comissões.

    3. Pode encerrar a conta sem custos. 

    • O encerramento da sua conta não tem encargos associados mas pode ser-lhe exigido um prazo de pré-aviso, nunca superior a um mês. Isso significa que, depois de notificar o banco de que pretende encerrar a conta, este dispõe, no máximo, de um mês para o fazer.
    • Poderá confirmar o encerramento da sua conta, através da consulta à sua Base de Dados de Contas Bancárias, disponível onlineatravés do site do Banco de Portugal, ou, presencialmente, nos respetivos postos de atendimento ao público

    Nota: este conteúdo foi disponibilizado pelo Banco de Portugal no âmbito da campanha #ficaadica

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