Existem vários tipos de pagamentos eletrónicos ou formas de pagamento à distância. Fique a conhecer aqui quais são e as respetivas vantagens.
Pagamento de serviços através de Homebanking
O serviço de homebanking permite efetuar todo o tipo de pagamentos de serviços através da Internet, sem necessidade de se dirigir a uma agência bancária, balcão dos CTT ou caixa automático Multibanco (ATM) e está disponível 24 horas por dia, em qualquer computador, telemóvel ou tablet com acesso à Internet.
Para fazer estes pagamentos deverá utilizar, para além dos códigos de acesso ao homebanking, o código da entidade prestadora do serviço, a referência do pagamento que vai fazer e o valor a pagar. Estes dados estão disponíveis na respetiva fatura.
Pagamentos através de Mobile Banking
A generalidade dos bancos disponibiliza soluções de mobile banking, habitualmente designadas por “Apps”. Estas aplicações permitem aceder a um universo alargado de serviços – nomeadamente no que diz respeito a serviços de pagamento – como por exemplo, os pagamentos em loja, as transferências de dinheiro por contacto de telemóvel ou ainda a possibilidade de fazer pagamentos através de um QRCode.
Pagamentos com MB Way
O MB Way permite fazer operações bancárias via telemóvel, através da associação de um cartão bancário. Com o MB Way pode fazer compras online e em lojas físicas, gerar cartões virtuais MB NET, enviar, pedir dinheiro ou dividir a conta e ainda utilizar e levantar dinheiro através do smartphone, seja na app MB Way ou nas apps bancárias.
Pagamentos com cartão de crédito
Para fazer pagamentos com cartão de crédito é necessário preencher, no site onde estiver a efetuar a compra, o número do cartão, nome do titular, data de validade e código de segurança do cartão (na fase final do processo de compra). Depois ser-lhe-á pedido um elemento de segurança adicional em que poderá ter de introduzir dois ou mais elementos de validação como: PIN, código enviado por SMS ou impressão digital.
Antes de efetuar a compra online com o seu cartão de crédito, certifique-se que está na presença de um site autêntico e seguro (verifique se o símbolo do cadeado aparece no browser e se o endereço começa por https://).
A generalidade dos sites fidedignos, para efetuar compras, exige o registo prévio do utilizador com um mínimo de elementos (nome, morada para fatura, data de nascimento, nacionalidade, e-mail, contacto telefónico) e dispõe também dos elementos de contacto do comerciante (NIF, morada, telefone). Caso sinta que o questionário de registo solicita informação exagerada e com demasiado detalhe, interrompa a interação.
Não aceda aos sites de comerciantes que usam links suspeitos ou páginas com aspeto mal formatado. Em caso de dúvida, nunca introduza os dados do seu cartão.